Renato Noguera

  • Nacionalidade: Brasileiro
  • Mestre e Doutor em Filosofia
  • Professor Universitário, Escritor
  • Nascimento: Rio de Janeiro, 1972
  • Nome Completo: Renato Noguera dos Santos Júnior

Pensador da Diáspora

Renato Noguera trabalha com Ética e Política na Filosofia africana. Esta última inclui outras subáreas além da ética e política, tais como ontologia e história da filosofia africana, trazendo à luz estudos na área de História do Egito antigo, investigações acerca do panorama político afrodiaspórico e de textos de filosofia africanos antigos e contemporâneos.

Renato Noguera

Renato Noguera é Professor do Departamento de Educação e Sociedade (DES), do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Pesquisador do Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Leafro).

Coordena o Grupo de Pesquisa Afroperspectivas, Saberes e Infâncias (Afrosin), doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Renato Noguera está envolvido com os projetos de pesquisa: O que as crianças pensam sobre a escola: imagens, palavras e infâncias na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, e, "Modernidade" na perspectiva da Crítica da Razão Negra; coordena o projeto de Extensão Brinquedoteca Pedagoginga. Noguera também é autor, roteirista e dramaturgo infantil.


FONTE: Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo. Disponível em:
http://www.iea.usp.br/pessoas/pasta-pessoar/renato-noguera.
Acesso em 07 de julho de 2022.


Linha de Pesquisa – Subjetividade, ética e política

Renato Noguera é Professor Adjunto de Filosofia do Departamento de Educação e Sociedade (DES), do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Pesquisador do Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Leafro), e, do Laboratório Práxis Filosófica de Análise e Produção de Recursos Didáticos e Paradidáticos para o Ensino de Filosofia (Práxis Filosófica) da UFRRJ.

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), suas investigações se concentram em três linhas de pesquisas principais:

1ª) Ensino de Filosofia e os conteúdos obrigatórios de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígenas (um projeto “guarda-chuva” que inclui pequenos projetos que dialogam entre si tais como um que está sendo desenvolvido via PIBIC/UFRRJ, orientação de iniciação científica, e uma pesquisa via FAPERJ para melhoria das escolas públicas no estado do Rio de Janeiro.

2ª) Racismo, Biopoder, Devir Negro e Diferença: Subjetividade, Ética e Política nas filosofias de Foucault e Deleuze.

3ª) Ética e Política na Filosofia africana. Esta última inclui outras subáreas além da ética e política, tais como ontologia e história da filosofia africana, trazendo à luz estudos na área de História do Egito antigo, investigações acerca do panorama político afrodiaspórico e de textos de filosofia africanos antigos e contemporâneos.

Renato Noguera é autor do livro Ensino de Filosofia e a Lei 10639; Era uma vez no Egito, obra infanto-juvenil que trata de filosofia africana antiga, trazendo debates e interpretações de textos de filósofos como Ptah-Hotep e Amon-Em-Ope. Este último, voltado principalmente para crianças e adolescentes, apresenta filosofia do antigo Egito. Noguera também escreve literatura infantil, com destaque para a Coleção Nana & Nilo. (www.nanaenilo.com)


FONTE: UFRRJ Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Disponível em:
https://cursos.ufrrj.br/posgraduacao/ppgfil/renato-nogueira-dos-santos-junior/.
Acesso em 07 de julho de 2022.