ANTON WILHELM AMO: FILÓSOFO NEGRO NO ILUMINISMO E A DESCOLONIZAÇÃO DA FILOSOFIA NAS ESCOLAS
Carlos Eduardo Gomes Nascimento
Mestrando em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Palavras-chave: Ensino de Filosofia, Racismo, Iluminismo, Anton Wilhelm Amo.
RESUMO: O artigo propõe uma reflexão sobre a educação e a filosofia no ensino médio, analisando o contexto histórico da obra do filósofo negro, Anton Wilhelm Amo. Nascido na África, no início do século XVIII, Amo, ainda criança, foi entregue como presente a nobres europeus. Educado no contexto do Iluminismo, tornou-se filósofo e professor em Universidades alemãs. A história e a filosofia de Amo continuam desconhecidas de muitos docentes de filosofia do ensino médio e superior, raramente contada aos jovens estudantes. O texto busca provocar: em que sentido a presença de Amo, na história da filosofia, relaciona-se com a ideia de descolonização no ensino de filosofia no Brasil? Para tanto, o texto aborda o conceito de raça e do racismo na filosofia; apresenta as obras filosóficas de Amo: “De humanae mentis apatheia” (1734) e “O tratado sobre a arte de filosofar com sobriedade e precisão” (1737); debate a descolonização na didática em filosofia no ensino médio. Por fim, demonstra que a importância da apresentação da vida e da filosofia de Amo às novas gerações possibilita outras formas de pensar a filosofia na educação.
Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia
e-ISSN: 1984-8900
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/8452
Publicado | 11 Dezembro | 2018 | PDF | 17 Páginas
De humanae mentis apatheia (TRADUÇÃO)
Edição Bilíngue
LATIM - PORTUGUÊS
AMO, Anton Wilhelm. "Sobre a Impassividade da Mente Humana". Tradução de Fernando de Sá Moreira. Versão 09-jun-2020. Disponível em:
http://amoafer.wordpress.com/apatheia-ebook/
Publicado | junho | 2020 | PDF | 69 Páginas