Frequently Asked Questions

Perguntas Frequentes

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Apoiar os professores das séries finais do Ensino Fundamental na sua atuação em sala de aula e na comunidade escolar, planejando atividades que contribuam para erradicar o racismo, o preconceito e a discriminação na sociedade brasileira conforme determina a Lei 9.394 de 1996.

A Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial das Redes de Educação e Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências.
Em 2003 foi promulgada a Lei 10.639, que versa sobre o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana e ressalta a importância da cultura negra na formação da sociedade brasileira.
O objetivo principal da Lei é realçar a importância de se pensar uma educação para a diversidade, de produzir e divulgar conhecimentos, assim como atitudes e valores que eduquem os cidadãos quanto à pluralidade étnico-racial existente no Brasil.

Este website é uma fonte de informação que fornece formação inicial. Os links que indicam sites externos também. Participe de algum movimento da Negritude. Leia com atenção todos os Marcos Legais. Entenda o que é preciso ser ensinado às crianças, aos jovens nas Escolas e até aos universitários para erradicar de vez o racismo e as fontes das desigualdades no Brasil e no mundo.
ABRIR MARCOS LEGAIS

A preparação de um Sarau contra o racismo deve ser pensada, organizada e pautada de acordo com o público que irá assistir e participar. Convide pessoas e grupos externos à Escola que sejam militantes da causa da Negritude para palestras, seminários, rodas de conversa e apresentações teatrais.
Envolva os professores das outras disciplinas na atividade. Não forçe a barra! Respeite aqueles que não quiserem se envolver com a atividade mas convide-os a estarem presentes no evento como público ouvinte. (Eles podem estar precisando entender a causa e a luta para depois participar ativamente).
Sequência de atividades para realização de um sarau literário e musical com os estudantes.
Material
• Livros, revistas e sites de poesias. • Vídeos e áudios de pessoas experientes declamando poemas. • Tecidos, papéis coloridos, tintas, canetas, tesouras para decorar o ambiente. • Aparelho de som, instrumentos musicais para criar o ambiente sonoro.
Finalidade
• Desenvolver a sensibilidade e o gosto pela leitura de poemas. • Conhecer um repertório de poemas por meio da leitura feita pelo professor e por si mesmo. • Identificar nos textos lidos os jogos de palavras, as rimas, as repetições que marcam os ritmos, as intenções do autor, a beleza da linguagem. • Conhecer alguns poetas, de estilos variados, e saber um pouco sobre sua vida, trajetória e principais obras. • Reconhecer o sarau como um tipo de evento cultural. • Participar ativamente da organização e realização de um sarau. • Declamar poemas com ritmo e entonação adequados ao texto, ao público e à situação de comunicação.
Expectativa
Desenvolver nos estudantes o gosto pela leitura e criação literária de forma lúdica e criativa.
FONTE:
https://www.cenpec.org.br/oficinas/realizar-um-sarau-com-a-turma Consultado em 06/07/2022 07:58

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