Carta de princípios do MOVIMENTO NEGRO UNIFICADO

O Movimento Negro Unificado é uma organização pioneira na luta do Povo Negro no Brasil. Fundada no dia 18 de junho de 1978, e lançada publicamente no dia 7 de julho, deste mesmo ano, em evento nas escadarias do Teatro Municipal de São Paulo em pleno regime militar.
O ato representou um marco referencial histórico na luta contra a discriminação racial no país.

CARTA DE PRINCÍPIOS DO MNU

Carta Proposta da Coalizão Negra por Direitos

Estamos por nossa própria conta. Sempre lutamos. E venceremos! Nós, organizações, entidades, grupos e coletivos do movimento negro brasileiro, reafirmamos nosso legado de resistência, luta, produção de saberes e de vida. Historicamente, seguimos enfrentando o racismo, que estrutura esta sociedade e produz desigualdades que atingem principalmente nossas existências. Durante os quase quatrocentos anos de escravização e desde o início da República, somos alvo de violações de direitos, do racismo anti-negro, da discriminação racial, da violência e do genocídio. Mesmo assim, temos construído, com nossas trajetórias individuais e coletivas, a riqueza deste país.

 

Leia a Carta completa visitando o Site:

SITE DA COALISÃO NEGRA POR DIREITOS

Encontro Internacional da Coalizão Negra Por Direitos

Em novembro de 2019, representantes de mais de 100 organizações do movimento negro de 20 estados brasileiros se reuniram em São Paulo para dar continuidade às ações da Coalizão Negra por Direitos, uma articulação de incidência política nacional e internacional surgida no início de 2019, com o objetivo de enfrentar o racismo e defender direitos da população negra brasileira.
O diálogo contou também com a presença de líderes de grupos da Colômbia, África do Sul, Equador, Reino Unido, Togo e Estados Unidos, que esteve presente com uma comitiva de 14 membros do Black Lives Matter. Deste encontro surgiu uma importante carta-programa composta por 14 princípios e 25 agendas de reivindicações e exigências destes movimentos junto aos estados e governos.

Veja o vídeo do Encontro

2019 | 11' 18" |

  Rodar Vídeo Youtube

Movimento Negro Brasileiro:
Alguns apontamentos históricos

Autor: Petronio Domingues
Doutor em História pela Universidade de São Paulo. Professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

| 2007 | 2008 | PDF | 23 Páginas |

https://doi.org/10.1590/S1413-77042007000200007

ABRIR ARTIGO