Chinua Achebe

  • Nacionalidade: Nigeriano
  • Local de Nascimento: Ogidi, Nigéria
  • Romancista, Poeta, Crítico literário
  • Nascimento: 16 de novembro de 1930
  • Falecimento: 21 de março de 2013
  • Nome Completo: Albert Chinualumogu Achebe

Pensador da Diáspora

Chinua Achebe foi um romancista, poeta, crítico literário e um dos autores africanos mais conhecidos do século XX. É um dos mais respeitados escritores africanos da atualidade. Atuou na diplomacia durante os conflitos entre o governo da Nigéria e o povo ibo, no final da década de 1960. Em 2002, foi agraciado com o Prêmio da Paz oferecido pela Feira de Frankfurt, na Alemanha. Em 2007, recebeu o Man Booker International, um dos mais importantes prêmios das literaturas de língua inglesa.

Chinua Achebe

Quem foi Chinua Achebe, considerado pai da literatura nigeriana moderna

Quinto de seis filhos, Albert Chinualumogu Achebe (Chinua Achebe) nasceu em 1930, no vilarejo de Ogidi, lado oriental de uma Nigéria colonizada pelo império britânico. Sua criação seria invariavelmente marcada por uma inescapável mistura de culturas contrastantes, mas o contexto da vida do menino reforçava essas condições de forma ainda mais peculiar. Àquela altura, famílias privilegiadas como a de Chinua eram educadas em inglês, e o cristianismo – difundido com entusiasmo pelo seu pai, um dos primeiros convertidos daquela região – começava a se alastrar pelo país. Tais circunstâncias não impediam o menino de permanecer avidamente interessado pela religião e cultura dos seus antepassados. Afinal, Chinua e sua família pertenciam à etnia Igbo, um dos maiores e mais tradicionais grupos étnicos da África.

Havia, porém, um problema crucial. Por mais que se tentasse conciliar de maneira harmônica costumes do passado e do presente, a imposição de uma vida aos modos europeus na Nigéria – e na África como um todo – enfraquecia qualquer tentativa de valorização das ancestralidades. Nas instituições de ensino pelas quais passou, Achebe foi educado com uma visão unilateral sobre história, seus colonizadores e sobre si mesmo. Leu autores como Shakespeare, Dickens e Swift, além de diversos romances europeus sobre a África. “Eu não me via como um africano naqueles livros. Eu estava do lado dos homens brancos contra os selvagens. (…) O homem branco era bom, racional, inteligente e corajoso. Os selvagens que estavam contra ele eram sinistros e estúpidos, nunca caracterizados com algo superior à astúcia. Eu os odiava”, escreveria em seu livro The Education of a British-Protected Child (2009).

Mas a maturidade foi chegando e, com ela, as máscaras e mentiras foram sendo expostas. Na então recém-criada Universidade de Ibadan, onde trocou o estudo de medicina pelo de artes liberais, Achebe testemunhou o renascimento de políticas de celebração cultural da África e da luta contra o colonialismo. Revoltou-se com a leitura de romances como Mister Johnson (1939), de Joyce Cary, e suas descrições abertamente preconceituosas e ofensivas sobre personagens africanos. Chinua estava convencido: era seu dever contar o outro lado da história – o seu lado, aquele que por anos a fio fora contado de maneira tão rasa e desonesta pela concepção estrangeira.

Inicialmente publicando ensaios e contos, Achebe experimentou e desenvolveu um estilo próprio de escrita, que combinava a influência do romance europeu com a tradição oral dos igbos. Do mesmo modo, boa parte de seus textos discutiam o conflito entre tradicionalismo e modernidade, história do cristianismo e das religiões africanas. Em 1954, conseguiu um emprego em uma importante rádio local na cidade de Lagos, quando, enquanto trabalhava na criação de scripts, começou a escrever seu primeiro romance. Quatro anos de aperfeiçoamento e diversos envios a editoras inglesas culminaram na publicação de O mundo se despedaça (1958), livro que permaneceu até a morte de Achebe como sua criação mais relevante.

 

FONTE: Blog da TagLivros. Disponível em: https://www.taglivros.com/blog/quem-foi-chinua-achebe-considerado-pai-da-literatura-nigeriana-moderna/
Acesso em 10 de maio de 2022.

Encontre Livros de Chinua Achebe
Copie e cole este LINK no seu navegador:
https://www.companhiadasletras.com.br/autor.php?codigo=02725